quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Natureza e a Evolução Histórica Dos Materiais.

 

   Olá, espero que todos estejam bem. Hoje vamos começar aprendendo sobre a natureza e a evolução histórica dos materiais.

A História da ciência dos materiais.

   Enquanto o homem evoluía em sua vivência primitiva, foram começando a ter necessidades dos usos de materiais, como por exemplo para a caça e para a produção de materiais bélicos para as lutas territoriais. Na perspectiva da evolução física humana — com os homens tendo cada vez menos pelos no corpo — foi tendo a necessidade do uso de vestimentas e, com isso, foram sendo usadas as pele e ossos de animais para esse fim; foi surgindo a necessidade do uso de matérias-primas para fins caseiros e, quanto mais a sociedade evoluía, mais eficientes eram os equipamentos produzidos.

   A utilização dos materiais sempre foi tão importante que os períodos antigos eram denominados de acordo com os materiais utilizados pela sociedade primitiva, como a Idade da Pedra, Idade do Bronze, Idade do Ferro, etc. Atualmente estamos na Era da Nanotecnologia.




   
A Idade da Pedra abrange 98% da história da humanidade; desde 700.000/600.00 A.C. até o início da Era dos Metais. Nesse período já pode ser observado uma evolução do uso das pedras e, com isso, existe a subdivisão dessa “era” de acordo com a eficiência do uso da pedra. Os principais períodos foram o Paleolítico (Pedra Lascada) e o Neolítico (Pedra Polida).

   Com o favorecimento da agricultura, da arte, do transporte, do manejo com o solo e outras coisas, foi surgindo a tecnologia dos materiais cerâmicos, sendo iniciada a Era da Argila, tendo seu início em 14.600 A.C. segundo Stevanovic, em seu trabalho M. J. of Anthropological Archaeology de 1997.



   Marcando o fim da Idade da Pedra e o início da Idade dos Metais em 4.500 A.C. surge o início da metalurgia, tendo seu período subdividido em três épocas de acordo com o avanço tecnológicos dos materiais metálicos. Em 4.500 inicia-se a Era do Cobre, sucedido, em 3.300 pela Era do Bronze, terminando em 1.200 pela Era do Ferro, que perdurou até 586 A.C, marcando o início da Idade do Aço. A figura a baixo representa artefatos originários da Era Final do Bronze.

 

 


   O período compreendido entre 586 A.C. até 1918 D.C. apresenta um declínio no avanço tecnológico provocado pelo pensamento religioso, mas foi marcado por diversas descobertas importantes no ramo dos materiais, como a máquina a vapor (1698), os avanços na tecnologia da porcelana, a descoberta do Silício por Lavoisier (1787), a descoberta da Bauxita pelo geólogo Pierre Berthier (1821), entre outras coisas.

 



 Na figura acima está um vazo cerâmico celta da Era do Ferro.

2 comentários:

Alumínio

 Olá pessoal ! Hoje eu irei postar um assunto que eu apresentei em minha escola, eu espero que vocês gostem. O assunto sobre o qual vou fala...

Popular posts

Frases para refletir.

A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.